3 organizadoras profissionais para seguir já!

Em 2021 dê um jeito na sua casa e até na sua vida.


1. Marie Kondo (Método KonMari)

Instagram: @mariekondo

Website: www.konmari.com

Livro 1: A mágica da arrumação

Livro 2: Isso me traz alegria

Livro 3: A mágica da arrumação em quadrinhos

Reality Show na Netflix: Tidying Up with Marie Kondo


O principal diferencial do método da japonesa Marie Kondo é, na etapa de seleção dos itens, focar nos objetos que trazem alegria e ficarão em casa ao invés de apenas concentrar a atenção procurando o que descartar. Para muitas pessoas seu método é terapêutico, dependendo da sensibilidade de quem o coloca em prática, por promover uma reflexão sobre o que se deseja para a própria vida de maneira geral.

Outro diferencial desse método é incentivar a organização da casa toda de uma vez, dividindo a arrumação por categorias de objetos e não por cômodos como muitas pessoas costumam fazer.

O cliente que a contrata, ou quem lê os livros e realmente aplica seu conteúdo, aprende a fazer a própria organização e como consequência costuma mantê-la.

Sugiro começar a conhecer o trabalho de Marie Kondo através do primeiro livro porque acho que seu método não se adapta tão bem para o formato de reality show. Já que é o próprio morador da casa que faz a arrumação não há o grande momento de revelação com a consequente reação de surpresa e admiração do morador como em outros programas de tv de organização ou reforma.

Na hora de organizar o que foi selecionado, Marie Kondo não estimula a compra de uma infinidade de caixas e organizadores. O cliente é incentivado a usar o que já tem, o que me parece muito bom para quem busca se tornar menos consumista. Seu método de guardar as roupas nas gavetas dispensa divisores, por exemplo. Entretanto, não é para qualquer um pois exige paciência, treino e ser incorporado à rotina.


2. Clea Shearer e Joanna Teplin (The Home Edit)

Instagram: @thehomeedit

Livro 1: The Home Edit: A guide to organizing and realizing your house goals

Livro 2: The Home Edit Life

Reality Show na Netflix: Get Organized with The Home Edit


As americanas Clea e Joanna possuem o método ideal para quem quer deixar a casa com cara de loja e não está tão interessado na parte de desapegar. O método delas é objetivo, prático e bastante focado na aparência e organização por cores. Usam e abusam de caixas, cestas, organizadores de todo tipo e etiquetas de identificação. Ao acompanhar seu trabalho, ideias para colocar em prática em casa por conta própria não vão faltar, desde que você seja bem caprichoso e tenha alguma noção estética de proporção e equilíbrio.

Nos closets, além da disposição por categorias e por grupos de cores, Clea e Joanna também costumam utilizar a disposição anatômica. É uma técnica intuitiva na qual as peças são arranjadas na mesma posição na qual são vestidas. Por exemplo, chapéus nas prateleiras de cima, blusas em araras no meio, calças logo abaixo e sapatos no nível mais baixo. É um arranjo muito utilizado em lojas, tais como a Zara.

Recomendo começar a conhecer o trabalho delas através do reality show porque é leve e divertido. Cada episódio mostra a arrumação de dois cômodos, um de uma pessoa comum e outro de alguma celebridade.

Após assistir o programa apelidei o método delas de “método do cliente preguiçoso” porque no reality show quem arruma a bagunça são elas e não o morador. É claro que nem todos que as contratam são preguiçosos. Muitas pessoas simplesmente não têm tempo, energia ou paciência para organizar tudo metodicamente. O lado positivo para o cliente é chegar em casa e ver tudo arrumado como mágica. O lado negativo é que o cliente não aprende realmente a organizar a própria bagunça e a prova disso é que algumas pessoas as contratam mais de uma vez para arrumar o mesmo cômodo fazendo uma espécie de manutenção. Do ponto de vista comercial e do reality show é perfeito, como método de desenvolvimento pessoal ou algo mais profundo nem tanto.


3. Micaela Góes (Santa Ajuda)

Instagram: @micaelagoes

Website: www.gnt.globo.com/programas/santa-ajuda

Livro: Santa Ajuda com Micaela Góes

Reality Show no canal GNT: Santa Ajuda


Uma das vantagens de acompanhar o trabalho da brasileira Micaela Góes é o fato de seu conteúdo ser todo em português. Em seu programa de tv, que tem um clima alegre, apresenta soluções ajustadas à nossa cultura e muitas ideias que podem ser replicadas em casa pelo telespectador.




Bonus: Joshua Fields Millburn e Ryan Nicodemus (The Minimalists)

Instagram: @theminimalists

Website: www.theminimalists.com

Livro 1: Minimalism: live a meaningful life

Livro 2: Everything That Remains

Livro 3: Essential

Livro 4: Love People Use Things

Documentário na Netflix: The Minimalists: Less Is Now

Podcast: The Minimalists Podcast


Os americanos Joshua e Ryan não são profissionais de organização do lar, na verdade são propagadores do estilo de vida minimalista. Tal estilo favorece a organização da casa, embora o foco não seja esse.

Sugiro começar a conhecer o trabalho dos dois através do documentário. A história pessoal de Ryan Nicodemus particularmente chamou minha atenção. Sendo um profissional bem-sucedido da área de marketing e vivendo de uma maneira que muitos almejam e invejam, decidiu mudar tudo após um dilema ético na vida profissional e a percepção de que não estava verdadeiramente feliz nem realmente ajudando ninguém com seu trabalho.

Embora o minimalismo seja mais radical que o método KonMari, na minha opinião há um paralelo entre eles, já que ambos estimulam a manter o que realmente agrega valor à nossa vida.

30 visualizações0 comentário
 

LA FAFA

CNPJ 38.227.416/0001-10

Florianópolis

Santa Catarina

Prazo de Entrega Estimado: 7 a15 dias úteis

  • Instagram

©2020 por LA FAFA.